sexta-feira, 23 de abril de 2010

QUAIS OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO QUE SECRETARIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE JOINVILLE POSSUI PARA DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR



TEMA - QUAIS OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA  REDE  PUBLICA  MUNICIPAL  DE JOINVILLE POSSUI PARA DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO  DE  JOVENS  E  ADULTOS -  EJA ?

INTRODUÇÃO   AO  TEMA  -  Meu projeto de intervenção da EJA se resume em uma pergunta. Qual é o projeto de intervenção que o município de Joinville possui em termos da ( Educação de Jovens e Adultos ) EJA. Município Joinville, é o maior polo industrial do estado de SC. É a cidade com uma população aproximada em 500 mil habitantes. Possui uma industria com tecnologia de ponta. Pergunta: qual é o nosso nível de analfabetismo na cidade ?

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA BRASILEIRA DA EJA

Um passeio pela História brasileira desde o período colonial, meados dos anos de 1824 tempo do Brasil imperial, aconteceu a maior mudança. Toda a educação estava nas mãos dos religiosos jesuítas. Neste ano de 1824 com a expulsão dos religiosos jesuítas, o Brasil entra no maior avanço de sua história, a educação agora fica a cargo do Estado.
Mas será que mudou mesmo...? a nossa educação melhorou tanto assim? Pela história podemos ver quase nada muda, nesta passagem de responsabilidade Educacional e Social. Como podemos ver pelos fatos a seguir em nossa história de EJA pelo nosso Brasil.
Com a influencia da Europa, o Brasil começa em se preocupar com a educação de jovens, mas os adultos e idosos ficam de lado. Vemos também que neste período, os índios e os negros eram deixados de lado da educação, os missionários jesuítas os evangelizavam e os batizavam.

Somente em 1947 com a 'era Vargas" na presidência, o Brasil tenta fazer alguns avanços neste sentido. Neste ano 1947, foi instalado o supletivo de ensino de jovens e adultos. Começa o Estado brasileiro em se destinar os 25% da sua receita. Mas na prática pouco de fez para avançar.
Em 1964 com o golpe Militar, tivemos um pequeno retrocesso com a educação de jovens e adultos. Foi nesta época que tivemos um grande intelectual e defensor de nossa educação, neste cenário aparece no Estado de Pernambuco, o educador Paulo Freire, que foi batizado pelos militares de " comunista". Freire saiu em defesa da educação, pregava uma boa pedagogia que deve ser desvinculada de partido político e perseguição dos inimigos da pátria, que era pregada pelos militares da época.
Em 1969 surge o MOBRAL, DA LEI 5379 , de 1967.

Em 1971, surge a lei 5692, (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei esta que traz alguns avanços para o supletivo e a sua regulamentação.
Somente no governo de Fernando H. Cardoso, cria-se a nova (LDB)
Lei 9394/96 estabelece que :
Art.37 - que a educação de jovens e adultos será destinado à aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e no ensino médio em idade própria.
Minha concepção da EJA -

Neste sentido estou em acordo com a professora Joana: Pois se tinha uma concepção e permanece uma ideia na cabeça dos nossos educadores antigos e alguns modernos que, "se tinha uma idade própria para se estudar" hoje bem sabemos que a busca pelo aprender perpassa a tudo isso, ficando a critério do sujeito em buscar sempre que oportuno a sua escolarização, a sua titulação. Independentemente seja ele ou ela: criança, jovem, adulto ou idoso. Assim estou de acordo com a professora Joana.

Creio que pude ler e reler os passos da Educação de EJA no Brasil, e as dificuldades e avanços e retrocessos em nossa história brasileira. Fico pensando em como é difícil se fazer o bem para o serviço da cidadania.
Como as nossas leis ora avançam e ora retrocedem com respeito a educação. Sempre temos os inimigos da educação, inimigos ocultos e inimigos visíveis que, muitas vezes são o próprio estado, líderes políticos, o partido político, regimes ditaduras, religiosos, a nossa ignorância, a nossa preguiça mental e outros inimigos que devem ser denunciados, caso contrário, não teremos sucesso em nossa educação da EJA.
Em se falando de lei orgânica, lei municipal, minha questão é: O que nos diz a legislação municipal a este respeito de EJA.

!)O QUE FAZ A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JOINVILLE DE PRATICIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS DE ADULTOS - EJA …?

2)Qual é o seu PPP ( Projeto Político Pedagógico ) ?

3) O que nestes projetos possuímos de avanços práticos e retrocessos



RESUMO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Tema do projeto de pesquisa - Quais os pojetos de Intevenção que a Secretaria de Educação da Rede Pública Municipal  de Joinville possui para diminuir a Evasão escololar na Educação de Jovens e Adultos - EJA ...?

Os professores da EJA do Município de Joinville atualmente enfrentam uma série de desafios para superar as limitações metodológicas e conceitos de formação em seu cotidiano escolar.

Este trabalho Anterojeto de Intervenção Escolar Na Eja,Promovido pela Ead ufsc. Curso  de  Extensão  de Jovens  e  Adultos. Vai buscar conhecer as principais dificuldades e bem como as Metodologias e Tecnologias de Ensino que são aplicadas em sala de aula pelos professores da Eja da Rede Pública Muncipal de Joinville.  Em especial iremos conhecer se a Coordenação da Secretaria Municipal tem implantado algum  Plano de Intervenção para diminuir a fuga Escolar das salas de aula dos alunos da EJA.
Através de entrevistas com professores e alunos de 4 escolas de diferentes pontos da cidade de Joinville, iremos conhecer o que eles tem usado o material didático de apoio, quais são os outros recursos de  tecnologia  mais frequentes que eles usam... ?
Diversificam eles a sua estratégia de avaliação e buscam na medida do possível desenvolver atividades extra-classe. Consideram como os alunos e professores os assuntos mais difíceis de abordar com temas ligados as matérias de; ( física, química, matemática, português (com boa caligrafia e boa dissertação) Neste projeto (PI) iremos abordar a necessidade urgente de uma educação continuada para os professores da EJA como um mecanismo de atualização conceitual e metodológica. Iremos também relatar os avanços e os retrocessos na educação. Seguem eles e ou conhecem o Plano Político Pedagógico o (PPP)
Iremos destacar a necessidade urgente da secretaria de Educação ter os seu projeto de intervenção interno.

Palavra chave - Conhecer e aplicar Projeto de intervenção para motivar e diminuir a evasão escolar na EJA 

APRESENTAÇÃO  E   DELIMITAÇÃO   DO  PROBLEMA  DE   PESQUISA

Este   trabalho  é  um  projeto  de  intervenção (PI)  que  é  exigido  pelo  curso  de  graduação de   Educação  continuda  promovido  pela  Ead -Ufsc. Curso de  Externsão para  Jovens  e  Adultos. Tomamos  o  tema  da  linha  de  pesquisa  em  Projeto  de  Intervenção que  esta  inserido  em  uma  pergunta-tema :
QUAIS  OS  PROJETOS  DE  INTERVENÇÃO  QUE  A  SECRETARIA  DE  EDUCAÇÃO  DA  REDE  PÚBLICA  MUNICIPAL  DE  JOINVILLE  POSSUI   PARA   DIMINUIR  A  EVASÃO  ESCOLAR  NA  EDUCAÇÃO  DE  JOVENS  E  ADULTOS - EJA ...?



terça-feira, 20 de abril de 2010

PASTORAL FAMILIAR - A FAMILIA QUE SE SEPAROU...?

CURSO  PARA  CASAIS  -  PESSOAS  QUE  SOFREM  COM   A  SEPARAÇÃO...?

Propomos  aqui  dez sessões  para  que  as  pessoas  possam  se  encontrar, falar e desabafar  a  sua  tristeza  de  separação. Expor ao  grupo as suas agonias, frustrações  e desilusões.
Este  curso  será  baseado nos  moldes  do  grupo  dos  Bons  Samaritanos:
ISTO  É, OUVIR....OUVIR...OUVIR,  FALAR  MENOS....?

Isto  é, pessoas  que  falam  e  outras  pessoas  do grupo que  irão  ouvír  apenas.
Não  se  obrigará  a  ninguém a  voltar  a  força  para  o  convívio  de  seu lar  com  sua  esposa.
Não, esta  não  é  a  idéia  principal  deste encontro  de  casais.
A  reconciliação  é  importante, mas  em  nenhum  momento  será  forçada  aqui. Deus  irá  orientá-los  no  que  fazer  no  momento  certo.
O  principal  foco  de  nossa  atenção  será  você. A  pessoa   mais importante  aqui  neste  momento é  você  e  sua  dor. Daremos  uma  atenção  especial  em  sua  queixa  e  em  sua  angústia.

O  curso  será  ministrado  em  dez  encontros, serão  dez  semanas  de  encontros, seja  paciente  consigo  mesmo, não  deixe  de  vir, venha  como  estiver, não  tenha  pressa  ore  a  Deus.
Lembre-se,  Deus  não  teve  pressa  em  construir  o  mundo, por isso  o  fez  bem  feito.
Coisa  importante:  a  dor  que  você  sente  foi  causado  por  você  mesmo, é  dentro  de  sua  mente,
é  dentro  de  seu  corpo  que  está  o  maior  problema. É  dentro  de  seu  coração  que  devemos  trabalhar  para  que  você  receba  a  cura.
Você  quebrou  a  lei  dos  santos  Evangelhos  e  quebrou  os  mandamentos  divinos, a  sua  punição  é
feita  pela  lei que  rege  todo  o  universo. Agora  você  está  sangrando  por  dentro.
Iremos  ouvir  você  e  pedir  a  missericórdia  de  Deus  para  que  os  seus  pecados  sejam  perdoados.
Então, venha e  fale  a  vontade, chore a  vontade... ?
Ria  de  sua dor  se  puder...?
Peça  ajuda  aos  outros...  Nunca  fique  sozinho!
Lembre-se  do  que  nos  ensinou  Jesus  Cristo  dizendo:
"Bem-aventurados  os  que  choram  porque  eles  serão  consolados..."
Serão  consolados  pela  Igreja  de  Jesus  Cristo  e  pelo  seu  Santo  Espírito  os  que  vem  a  sua  Igreja.
Os  que  se  escondem  e não vem  ao  encontro, não  poderão  ser  alcançados  e  muito  menos  curados.
Então, para  receber  a  cura  é  preciso  vir  e  você  será  abençoado  com  certeza.


AS  FAMILIAS  MODERNAS  E  SEUS  DILEMAS  E  DORES  NAS  SEPARAÇÕES...

Atualmente, milhares de homens e  mulheres, casais, pessoas em  geral, que  já se perderam  em  suas emoções, não  conseguem  mais  acreditar  no  amor. No  casamento  de  convivência  a  dois  em  seu  lar.
Tudo  deu  errado  em  sua  vida  em  seu  lar, no  convívio  com  seus  filhos. Muitos  se  perguntam  no  que  fazer  como  agir...? Como  ser  feliz  novamente...?
São  perguntas  e  mais  perguntas  que  não  se  tem  respostas  prontas.
Jesus  Cristo  nos  falou  uma  grande  verdade  dizendo  sobre  os  casamentos:
Oh  geração  má  e  adúltera... Que  por  causa  da  dureza  de  seus  corações... Está  doente  e  não 
consegue  mais  crer  em   Deus.
Portanto, a  nossa  geração  pede  sempre  a  Deus  um  sinal  de  fé, para  crer.
A nossa  geração de  homens  e  mulheres  duvida  de  tudo  e  de  todos.
 Será  que  todos  estamos  TÃO  errados  ASSIM...?  ou  o  problema  é  mais  seu...?
Creio  que  sim, a  maioria  de  nós  nos  desviamos  dos  santos  evangelhos,
nos  desviamos  dos  mandamentos  de  Deus  e  por  isso  estamos  enfermos  na  carne  e  em  nossas  emoções, estamos  doentes  no  corpo, na  alma  e  no  espírito.

I )  LIBERTAÇÃO  DE  NOSSA   DOR   DE  CONSIÊNCIA

Poderemos  começar  perguntando  a  nos  mesmos...?
Aonde  se  aloja  a  nossa  dor...?  na  cabeça , no  coração, na  mente... em  nosso  corpo... em  nosso  espírito ... ? O  espírito  sente  dores... ?
Somos  almas  gemeas..? Aqui  perdemos  a  nossa  alma  gemea...?
Agora  nos  sentimos  como  se  diz  no ditado  popular:
Somos  almas penadas  ou  somos  almas  depenadas,  ficamos  depenados  pela  frutração  e  pela  separação  de  nosso  corpo, de  nossa  cara  metade.
Daí  se  ouve  muitos  dizeres:
Ah  meu  marido  me  deixou ...?  Ah  minha  esposa  me  traiu ....?
Ah  meu  marido  é  um  veciado  é  um  bebado...?
Ah  meu  marido  me  bate... Meu  marido  não  trabalha ... Eu  não  quero  mais  viver  com  ele ou  com ela...? E  agora  o  que  vamos  fazer...?  Que  rumo  devo  tomar  em  minha  vida...?
Outros  dizem: EU  ORO  E  GRITO  E  DEUS  NÃO  ME  ATENDE...?
Por  que  devo  sofrer  tanto  assim ...? Eu  não  mereço  tudo  isto  que  está  me  acontecendo ...?

COMO  POSSO  LIBERTAR-ME  DE  MINHA  DOR  INTERNA...?
Será  que  neste  mundo  somente  eu  sofro  tanto  assim...?

POSSO  SER   FELIZ   NOVAMENTE ...?

São  perguntas  e  perguntas  que  não  se  tem  respostas  prontas ...?


II)   SEXO   BENÇÃO  E  ALEGRIA   OU   TRISTEZA   E   CASTIGOS


OH GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA QUE ESTÁ DOENTE E PEDE UM SINAL DE FÉ ! (Jesus)


"Não adulterarás..." nos ensinam os santos evangelhos. O homem mulherengo e o seu triste fim nos ensina a bíblia. O rei Salomão foi o maior mulherengo de que se tem notícias segundo a bíblia. Ele teve mais ou menos setecentos casamentos formais, mais os casamentos informais, os ajuntamentos e os ficar juntos etc. Neste sentido,o rei não serve de exemplo dos fiéis para ninguém. Segundo a bíblia foi o homem que mais quebrou a lei dos santos evangelhos em se tratando de adultério e relações sexuais ilícitas. Ele talvez pertenceu a geração de que nos falou Cristo Jesus: "uma geração má e adúltera..." isto é : uma geração que estava constantemente buscando os prazeres da carne, os prazeres do sexo, as fornicações, as orgias e partindo para as "depravações totais do corpo" e da vida.

A GERAÇÃO DO PROFETA OSÉIAS - HOMENS AMANTES DE MULHERES ADÚLTERAS E PROSTITUTAS -  GRANDE  LIÇÃO  PROFÉTICA  PARA  TODOS  OS  TEMPOS.

O profeta Oséias nos traz a história de uma mensagem profética interessante neste sentido, fala-nos de uma época e dos conflitos de sua geração. Uma geração que se afastou dos caminhos do Senhor Deus. Ele viveu por volta dos anos 900 a 820 ac. Profetizou logo após o reinado famoso, do tempo do rei Salomão, reino de sabedoria e glória, mas também foi um tempo de queda e decadência espiritual da Igreja do velho testamento. Oséias viveu nos reinados dos reis: Jotão, Acaz, Ezequias reis de Jeruzalém.
O profeta era um homem estranho em seu gosto, tinha uma verdadeira paixão pelas mulheres de  conduta  moral  duvidosa. Como antes  dele  tivemos  o   rei Salomão e o rei Davi.
Oséias era apaixonado por mulheres prostitutas e mulheres adúlteras, mulheres "mal amadas" de seus maridos.
Parece que assim era o nosso bom profeta. Sua vida não serve de bom exemplo para nenhum casal nos dias de hoje, mas Deus conhecendo bem o seu profeta, tira para nos homens de  hoje uma grande lição para todos os tempos, e para todas as gerações.
Fora aplicada uma dura lição à Igreja  do  Velho Testamento que se prostitui com outros deuses, da Igreja que não era fiel a Deus.
Deus diz ao seu profeta que era amante das mulheres prostitutas.  lição profética de Oséias é:
Deus também ama uma Igreja que é prostituta e ama uma Igreja que é adúltera e mal amada.
Essa lição nos aparece na leitura e nas releituras e nas entrelinhas desta famosa mensagem divina, sua divina correção e educação à sua Igreja  do  Velho  Testamento  e ao profeta  Oséias.

Disse Deus ao profeta Oséias:
Vá e se case com uma mulher prostitua...? Oséias foi e casou-se com a filha do sacerdote Diblaim, de nome Gomer ( Oséias 1: 2-6 ) Diblaim era o sacerdote e tinha filhas que pertenciam ao clube da "deusa do sexo". Oséias o profeta vai e se casa com uma destas mulheres. Lemos na bíblia que, depois de um tempo, sua esposa tem tres filhos.

Que lhes fora dado nomes de significado nomes com um cumprimento profético.
O primeiro  era  filho Jezreel (era homem)  deveria  se  chamar proféticamente de: "Não-Meu povo"
O segundo  era  filho (era mulher) e deveria  ser  chamada de:  Não-Amada.
O  Terceiro  filho, também  era uma  mulher. Deveria  receber  o  nome  profético  de: Não minha Esposa.

Mas a esposa do profeta Oséias, ela continuava infiel para com o profeta.
Pensava o profeta que após ter três filhos  lindos ela mudaria de idéia e se tornaria uma boa dona de casa e mãe fiel, mas nada disso aconteceu.
Ela fugia de casa, ia ao seu clube do sexo as escondidas.
O profeta deixava sua mulher de castigo, a pune com severidade, mas nada dela se corrigir e emendar. Depois o profeta pede para que seus filhos o ajudem a cuidar de sua mãe que era irresponsável e adúltera (Oseias 2:1-2)

O clube do sexo. Este clube também foi venerado e comandado pela esposa do rei Acabe que se chamava Jezabel. A rainha Jezabel era uma mulher linda e formosa, ela pertencia a este clube, chamado de grupo dos sidônios, ( palavra que vem de Sidom, cidade porto mais importante da palestina, formado de misto de gente,mistura de raças, de israelitas, sirio-fenícios, árabes, gregos, romanos etc.) que exploravam o sexo a beira mar, com os soldados de guerra e marinheiros, políticos, etc. Tipo das nossas boates, das casas noturna, Zonas de meretrício etc. de dias atuais. Já no novo testamento na cidade de Éfeso, no tempo do apóstolo Paulo, tinha la nesta cidade a deusa Diana, "deusa da fertilidade".

Junto com este grupo, também se tinha na antiguidade as casas das "deusas do sexo", ou casas da fertilidade,(comparadas em parte, como nos dias atuais das clínicas de fertilidade) para as mulheres e casais que não podiam ter filhos, das mulheres e homens estéreis. Estas pessoas e casais, que caiam no desespero humano, que apelavam para o serviço das "deusas do sexo". Eram mulheres que segundo estudos da hisória, faziam-se orações e sexo, e pediam para que os "deuses" lhes dessem os filhos, muitos filhos, que tanto eles queriam e precisavam para preencher o seu vazio, e o vazio do seu coração e vazio de seu lar. Tipo de esterilidade que também atacou a casa do pai da fé, de Abrão e Sara que era estéril, e queria a toda força ter filhos e gerar descendentes. Mas não podia. Neste caso, Abrão apelou para Deus e Deus interveio e Sara engravidou. Mas antes disso com a demora da resposta divina, Abrão e Sara apelaram para a empregada Egípcia de nome Agar que gerou um varão de nome Ismael.

Mas história do profeta continua. Sua esposa foge ou morre, não sabemos o que aconteceu. A bíblia silencia neste sentido. Ele apela para Deus novamente. Ele se queixa de sua solidão e sua vida sem uma mulher para o consolar e ajudar. Novamente Deus manda para que o profeta Oséias vá e se case com outra mulher da prostituição. Oséias como gostava deste tipo de mulher. Ele vai logo e compra uma segunda mulher para ele, isto é, uma mulher bonita e prostituta, tipo destas de hoje que se consegue com um casamento arranjado de terceiros, de família, de agencias de casamentos etc.
Daí o profeta arruma mais problemas para sua vida familiar. O profeta se queixa para Deus de sua vida difícil de casado com mulheres problema e de suas preferências com mulheres prostitutas e que não se cuidam e não querem cuidar da sua casa, cuidar de seus filhos e cuidar dele como marido e esposo.

Daí, Deus desabafa sua tristeza ao profeta Oséias dizendo:

De que Ele Deus também se sente traído pela sua Igreja do Velho Testamento, se sente traído pelo seu povo de Israel, que resolveu abandoná-lo e seguir a outros deuses. Deus resolve agora punir e castigar severamente seu "povo prostituido" com um duro castigo, com exílio para as terras da babilônia.
Em  outra  passagem  do  profeta  Ezequiel  24. Aparecem  novamente  a  figura  das  duas  filhas  do  profeta  Oséias  que  se  prostituiram  de  nome  hebraico:
OLIBA   e  AOLIBA  - Que  agora  iriam  ser  punidas  gravemente. Iriam  para  as  terras  da  babilônia.
Aqui  neste  capítulo  ele  descreve  com  detalhes  os  desejos  obscenos  e  depravados  das  duas  mulheres, que  preferem  homens  de  penis  grande  e que são  insaciáveis  na  cama, são  prostitutas.

TODOS NÓS SERES HUMANOS VIEMOS A ESTE MUNDO PELA RELAÇÃO SEXUAL DE NOSSOS PAIS.

Falar em moralismo sexual nem sempre é fácil para ninguém. Mas em dias atuais, como em todos os tempos nós tivemos pessoas, homens e mulheres que exageram neste sentido.
Precisam ser advertidos pelo mal que estão fazendo a si mesmos, mal que estão causando a sociedade, mal que estão fazendo aos seus próprios filhos que, muitas vezes nascem com problemas de saúde, porque os pais e em especial a mulher-mãe, que não soube se cuidar na gravidez de seus filhos.
Depois se tem filhos doentes na mente e no corpo.
Daí, vem os choros, vem as lágrimas, vem os ais, enfim vem o sofrimento para a família a toda, muitas vezes por várias gerações e gerações, tudo isto porque não se cuidaram e não querem se cuidar em sua vida familiar e em especial sua vida sexual.
Também nos  dias  de  hoje,  todos os nossos serviços de medicina e saúde nos falam, nos advertem os médicos sanitaristas que:
Devemos todos nos cuidar, cuidar de nossa vida sexual, cuidar para não se infectar com os vírus transmissíveis pelas relações sexuais ilícitas, em especial, para que as nossas jovens-mães,nos  advertem para que se cuidem sempre, para que sejam saudáveis e tenham filhos saudáveis na  mente  e  no  corpo e  no espírito. Assim  é  verdade   o  que  nos  advertem  os  profetas  pelos  santos  evangelhos.

Foi por este motivo de que, a lei de Moisés, os profetas de Deus, os apóstolos e a Igreja de todos os tempos, sempre batem nesta mesma tecla, a história sempre esta se repetindo em cada geração, em todos os tempos:
Não adulterarás, não cobiçarás a mulher de teu próximo, guardai-vos das impurezas, guardai-vos da lascívia sexual. Diz-nos mais o apóstolo Paulo: Guardai-vos da imoralidade, que é pecado da carne e pecado do corpo.
O APARELHO SEXUAL E A NOSSA REPRODUÇÃO HUMANA

O nosso aparelho sexual e bem complexo em seus mínimos detalhes, é uma máquina que funciona perfeitamente. O nosso corpo de uma maneira tem multifunções.Se olharmos com detalhes para o aparelho genital de uma mulher, podemos ver nela um laboratório da criação divina de novos seres humanos. Lendo e relendo o salmo de numero 139 podemos ver que o salmista procurar descrever com detalhes a Onisciência de Deus na criação. Ele nos fala assim: "Tu Senhor viste a minha substância ainda informe... (Tu viste Senhor os meus genes, feto de uma semana, um mês etc.) e no teu livro foram escritos todos os meus dias, quando nenhum deles eu ainda havia vivido..."

Foi por este motivo que os antigos judeus quando nascia um menino macho, deveria ser apresentado ao Senhor e circuncidado ao sétimo dia, símbolo do batismo nos dias atuais.
A circuncisão era para se cumprir um rito religioso, dizem alguns interpretes da bíblia.
Mas também era para se oferecer todo o aparelho sexual masculino e o aparelho sexual feminino a Deus.
Os velhos judeus diziam:
Deus se agradava de seu povo, agradava-se de sua descendência.
Então quando faziam o rito da circuncisão(o corte da pele da ponta do pênis dos meninos)
Era em outras palavras, para se dizer a Deus, que nós somos o teu povo, o que nascer de nós também te pertence Senhor.
Enfim, hoje sabemos que o aparelho sexual feminino é um laboratório de Deus na criação e recriação de novos seres humanos que são feitos a imagem e semelhança de Deus.
O nossos órgãos sexuais devem ser cuidados com carinho, os nossos atos sexuais, também devem ser feitos com amor e carinho, pois aí, isto é, no útero de uma futura mamãe vai nascer um novo ser que pertence a Deus.

A IGREJA ATUAL UMA IGREJA CHEIA DE ESCANDALOS SEXUAIS

Basta ligar a Tv. o rádio, os jornais, já temos nas primeiras páginas as manchetes de todas as redes de comunicação, são escândalos de padres e pastores envolvidos com casos de crimes sexuais: são homosexualismo fornicário, zoofilíacos, são crimes de pedófilos etc.
Nós protestantes gostamos de jogar a culpa somente nos padres católicos, mas toda a Igreja está se prostituindo, seja a Igreja Evangélica protestantes, pentecostais ou católicos de todas as Congregações. Não seria a volta dos tempos de uma Igreja dos tempos do profeta Oséias, uma Igreja que se desviou dos caminhos do Senhor, uma Igreja que se prostitui com outros deuses, ( em especial uma Igreja moderna que se prostitue com o deus-mamom, deus do dinheiro, deus do lucro)
Temos  hoje, uma Igreja que se desviou dos caminhos de Cristo Jesus, é uma Igreja que deve se arrepender e pedir perdão a Deus de seus atos maus, se arrepender de seus pecados e se arrepender de seus atos libidinosos e voltar-se ao Cristo dos Evangelhos que nos chama dizendo:
" Arrependei-vos e crede nos evangelhos, ainda que os vossos pecados sejam como o carmesim, comido pela ferrugem dos pecados, eles se tornarão em seu interior, em nosso espírito, se tornarão mais brancos do que a neve. Esta é a mensagem final e profética dos profeta Oséias para a nossa Igreja dos dias de hoje.

Por isso nos dizem os santos evangelhos da esperança que, Deus em Cristo nos criou e nos recriou em novos seres, limpos e lavados no sangue de Cristo Jesus Nosso Senhor e Salvador. Aceite pela fé Cristo Jesus em seu coração e seu Espírito Santo irá trabalhar em você e irá produzir uma nova vida em seu interior. O seu Santo Espírito irá suprir todas as tuas carências no corpo e na alma.
Pr. Alfonso  Czaplinski