sexta-feira, 23 de abril de 2010

QUAIS OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO QUE SECRETARIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE JOINVILLE POSSUI PARA DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR



TEMA - QUAIS OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA  REDE  PUBLICA  MUNICIPAL  DE JOINVILLE POSSUI PARA DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO  DE  JOVENS  E  ADULTOS -  EJA ?

INTRODUÇÃO   AO  TEMA  -  Meu projeto de intervenção da EJA se resume em uma pergunta. Qual é o projeto de intervenção que o município de Joinville possui em termos da ( Educação de Jovens e Adultos ) EJA. Município Joinville, é o maior polo industrial do estado de SC. É a cidade com uma população aproximada em 500 mil habitantes. Possui uma industria com tecnologia de ponta. Pergunta: qual é o nosso nível de analfabetismo na cidade ?

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA BRASILEIRA DA EJA

Um passeio pela História brasileira desde o período colonial, meados dos anos de 1824 tempo do Brasil imperial, aconteceu a maior mudança. Toda a educação estava nas mãos dos religiosos jesuítas. Neste ano de 1824 com a expulsão dos religiosos jesuítas, o Brasil entra no maior avanço de sua história, a educação agora fica a cargo do Estado.
Mas será que mudou mesmo...? a nossa educação melhorou tanto assim? Pela história podemos ver quase nada muda, nesta passagem de responsabilidade Educacional e Social. Como podemos ver pelos fatos a seguir em nossa história de EJA pelo nosso Brasil.
Com a influencia da Europa, o Brasil começa em se preocupar com a educação de jovens, mas os adultos e idosos ficam de lado. Vemos também que neste período, os índios e os negros eram deixados de lado da educação, os missionários jesuítas os evangelizavam e os batizavam.

Somente em 1947 com a 'era Vargas" na presidência, o Brasil tenta fazer alguns avanços neste sentido. Neste ano 1947, foi instalado o supletivo de ensino de jovens e adultos. Começa o Estado brasileiro em se destinar os 25% da sua receita. Mas na prática pouco de fez para avançar.
Em 1964 com o golpe Militar, tivemos um pequeno retrocesso com a educação de jovens e adultos. Foi nesta época que tivemos um grande intelectual e defensor de nossa educação, neste cenário aparece no Estado de Pernambuco, o educador Paulo Freire, que foi batizado pelos militares de " comunista". Freire saiu em defesa da educação, pregava uma boa pedagogia que deve ser desvinculada de partido político e perseguição dos inimigos da pátria, que era pregada pelos militares da época.
Em 1969 surge o MOBRAL, DA LEI 5379 , de 1967.

Em 1971, surge a lei 5692, (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei esta que traz alguns avanços para o supletivo e a sua regulamentação.
Somente no governo de Fernando H. Cardoso, cria-se a nova (LDB)
Lei 9394/96 estabelece que :
Art.37 - que a educação de jovens e adultos será destinado à aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e no ensino médio em idade própria.
Minha concepção da EJA -

Neste sentido estou em acordo com a professora Joana: Pois se tinha uma concepção e permanece uma ideia na cabeça dos nossos educadores antigos e alguns modernos que, "se tinha uma idade própria para se estudar" hoje bem sabemos que a busca pelo aprender perpassa a tudo isso, ficando a critério do sujeito em buscar sempre que oportuno a sua escolarização, a sua titulação. Independentemente seja ele ou ela: criança, jovem, adulto ou idoso. Assim estou de acordo com a professora Joana.

Creio que pude ler e reler os passos da Educação de EJA no Brasil, e as dificuldades e avanços e retrocessos em nossa história brasileira. Fico pensando em como é difícil se fazer o bem para o serviço da cidadania.
Como as nossas leis ora avançam e ora retrocedem com respeito a educação. Sempre temos os inimigos da educação, inimigos ocultos e inimigos visíveis que, muitas vezes são o próprio estado, líderes políticos, o partido político, regimes ditaduras, religiosos, a nossa ignorância, a nossa preguiça mental e outros inimigos que devem ser denunciados, caso contrário, não teremos sucesso em nossa educação da EJA.
Em se falando de lei orgânica, lei municipal, minha questão é: O que nos diz a legislação municipal a este respeito de EJA.

!)O QUE FAZ A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JOINVILLE DE PRATICIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS DE ADULTOS - EJA …?

2)Qual é o seu PPP ( Projeto Político Pedagógico ) ?

3) O que nestes projetos possuímos de avanços práticos e retrocessos



RESUMO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Tema do projeto de pesquisa - Quais os pojetos de Intevenção que a Secretaria de Educação da Rede Pública Municipal  de Joinville possui para diminuir a Evasão escololar na Educação de Jovens e Adultos - EJA ...?

Os professores da EJA do Município de Joinville atualmente enfrentam uma série de desafios para superar as limitações metodológicas e conceitos de formação em seu cotidiano escolar.

Este trabalho Anterojeto de Intervenção Escolar Na Eja,Promovido pela Ead ufsc. Curso  de  Extensão  de Jovens  e  Adultos. Vai buscar conhecer as principais dificuldades e bem como as Metodologias e Tecnologias de Ensino que são aplicadas em sala de aula pelos professores da Eja da Rede Pública Muncipal de Joinville.  Em especial iremos conhecer se a Coordenação da Secretaria Municipal tem implantado algum  Plano de Intervenção para diminuir a fuga Escolar das salas de aula dos alunos da EJA.
Através de entrevistas com professores e alunos de 4 escolas de diferentes pontos da cidade de Joinville, iremos conhecer o que eles tem usado o material didático de apoio, quais são os outros recursos de  tecnologia  mais frequentes que eles usam... ?
Diversificam eles a sua estratégia de avaliação e buscam na medida do possível desenvolver atividades extra-classe. Consideram como os alunos e professores os assuntos mais difíceis de abordar com temas ligados as matérias de; ( física, química, matemática, português (com boa caligrafia e boa dissertação) Neste projeto (PI) iremos abordar a necessidade urgente de uma educação continuada para os professores da EJA como um mecanismo de atualização conceitual e metodológica. Iremos também relatar os avanços e os retrocessos na educação. Seguem eles e ou conhecem o Plano Político Pedagógico o (PPP)
Iremos destacar a necessidade urgente da secretaria de Educação ter os seu projeto de intervenção interno.

Palavra chave - Conhecer e aplicar Projeto de intervenção para motivar e diminuir a evasão escolar na EJA 

APRESENTAÇÃO  E   DELIMITAÇÃO   DO  PROBLEMA  DE   PESQUISA

Este   trabalho  é  um  projeto  de  intervenção (PI)  que  é  exigido  pelo  curso  de  graduação de   Educação  continuda  promovido  pela  Ead -Ufsc. Curso de  Externsão para  Jovens  e  Adultos. Tomamos  o  tema  da  linha  de  pesquisa  em  Projeto  de  Intervenção que  esta  inserido  em  uma  pergunta-tema :
QUAIS  OS  PROJETOS  DE  INTERVENÇÃO  QUE  A  SECRETARIA  DE  EDUCAÇÃO  DA  REDE  PÚBLICA  MUNICIPAL  DE  JOINVILLE  POSSUI   PARA   DIMINUIR  A  EVASÃO  ESCOLAR  NA  EDUCAÇÃO  DE  JOVENS  E  ADULTOS - EJA ...?



Nenhum comentário:

Postar um comentário